O novo filme da cineasta Marília Rocha,
sua primeira ficção, se apoia em duas construções que se sustentam, enlaçadas:
o dispositivo de certo naturalismo dramaturgico marca rara e bonita
espontaneidade no micro cosmo das experiências desveladas no filme. E a
afirmação de uma intimidade prosaica que nunca se engessa, embora exista dentro
de um rigor estético maturado pela própria cineasta.
É curioso como A Cidade Onde Envelheço absorve uma abordagem que remete a
determinado cinema, europeu sobretudo, organizado pela observação do que, num
primeiro momento, parece banal e frívolo. A jornada de estranhamento das duas
mulheres portuguesas com os recortes do imaginário brasileiro que identificam é,
acima de tudo, muito pessoal.
Formalmente o filme é, sim, estonteante.
Interessa ver como o olhar direto e espontâneo de Marília Rocha, em fluidez com
as duas atrizes (e coo-roteiristas), sobre a intimidade no seio de uma cidade
estranha se ajusta às condições de luz e espaço construídas pela foto de Ivo
Lopes Araújo, por exemplo. A direção captura a tradução espontânea da história
que conta e, por dentro, a fotografia germina o caráter de uma, pode-se dizer,
jornada de afetos.
A questão mais difícil de A Cidade Onde Envelheço é que, partindo
de um lugar tão particular e específico, íntimo mesmo na forma como se traduz
em cinema, o filme tende a restringir seus diálogos com determinadas
experiências, colocando-as num segundo plano.
A cidade
onde envelheço
parece saber que Neguinho, jovem negro e colega de trabalho de Teresa, é parte
constitutiva de outra realidade. Realidade essa que o filme reconhece,
honestamente, não acessar. Assim, Neguinho diz estranhar a forma como Francisca
fala, ao conhece-la. A distância, uma vez reconhecida, se incorpora no fluxo do
filme.
As protagonistas vivem o paradigma de
ajuste entre serem estranhas à cidade, cidade essa estranha à elas também. É
curiosa, aqui, uma digressão: exercício divertido no filme é perceber a
incorporação de signos populares do Brasil num formalismo estético que, junto à
naturalidade indissociável das duas protagonistas (são portuguesas), carrega
uma atmosfera cosmopolita bastante forte.
Francisca entra no bar. Num frame poderia
ser, aquele local, um bistrô francês. No instante seguinte, porém, se revela um
bar de esquina que vende litrão de Itaipava. E a atriz também se adapta ao
ambiente. Essa simbiose é, no mínimo, intrigante. Ver signos atados a certa
atmosfera, projetados agora em outra, aceita aberturas de identificação que
estão ali, embora dispostas apenas como pano de fundo.
O que talvez impeça um diálogo mais amplo
entre o filme e parcela de quem assiste é que sua perspectiva é muito
específica, e parte de um lugar também muito específico, numa lógica que acaba
não oferecendo muitas posições além da observação de uma estranheza observada e
traduzida pelas protagonistas.
Diálogos que enquadram personagens em
campos isolados mesmo quando falam com outras pessoas. A dificuldade de
compreensão dos diálogos suprimidos pelo sotaque e pelo tom de sussurro
empregado, o espaço que a câmera oferece para que o rigor estético desvele, e
não imponha, a intimidade tão cara ao filme.
Assim, o filme de Marília Rocha abre e
encerra seu próprio paradigma: será, por essência, objeto íntimo, pessoal e
próximo, sim, de determinadas experiências. Será também, porém, e ao mesmo
tempo, muito distante ao rigor de outras tantas experiências. Identificadas,
talvez, por partes pormenorizadas no filme.
Negocia-se, a todo tempo, sua existência
na trajetória entre ser um filme sobre distancias e ser, também, um filme
distante. São, então, os referenciais dos respectivos lugares que o olhar de
cada pessoa ocupa, no exercício de observação da intimidade amplificada pelo
filme, que definem qual dos caminhos pesa mais. Se observamos Teresa e
Francisca diretamente (elas raramente se encontram em espaços públicos), elas
também nos observam indiretamente (a desordem dos azulejos, a impressão sobre
os costumes, e mesmo a experiência de imersão num Brasil punk que emula o fim
dos anos 80).
Por isso reconhecer o mérito estético e a
qualidade propositiva de A cidade onde
envelheço passa por reconhecer algo que, ao menos pra mim, aqui, é tão
obvio quanto fundamental: um filme sempre será mais facilmente acessado, mais
próximo, digamos, de alguns olhares do que de tantos outros. Uma vez aceito
esse fato, o reconhecimento das distâncias pelo próprio filme preserva genuína
complexidade.
Tornando interessante o gesto de interpretar
a geografia dos afetos que Marília Rocha investiga junto aos movimentos de Francisca
e Teresa. Mesmo que a experiência de vida ali exposta, puramente, esteja posta
numa incontornável refração, entre o meu olhar (enquanto brasileiro, jovem,
negro) e os dramas do filme. Entre a geografia dos meus afetos e aquela
presente em A cidade onde envelheço há,
sim, um abismo. Que, mesmo abismo, não deixa talvez de ter sua beleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário